Mudam-se os tempos...

 Tendo como mote o estudo do conteúdo Textos Expressivos e Criativos, quisemos partilhar as nossas experiências de leitura com os mais velhos. Convidámos a Universidade Sénior para ler poesia na nossa aula. Escolhemos para esta atividade alguns sonetos de Camões.


1ª parte
Numa aula de Português, a sala encheu-se de alunos de gerações diferentes. Os mais novos puderam aproximar-se, através da leitura, de colegas mais velhos, tendo-se dissipado a diferença de idades. O universo de sentidos contido nos poemas lidos foi enriquecido pelo olhar e pelas experiências de vida dos nossos convidados, que despertaram fortemente a atenção e o interesse dos alunos.

2ªparte
Num primeiro momento, e de acordo com o programa, foram trabalhados vários poemas de poetas portugueses do século XX e de poetas de expressão portuguesa com recurso a estratégias diferenciadas.
Aquando do estudo dos textos Poema à mãe, de Eugénio de Andrade, e Viver sempre também cansa, de José Gomes Ferreira, foi-nos proposto, a nós e  aos seniores, a pesquisa de obras de arte onde estivesse patente a temática abordada nestes poemas.
Uma outra dinâmica que nos cativou foi a abordagem do conteúdo Leitura de imagem partindo da análise dos poemas Enquanto, de António Gedeão, e Balada do Soldado Aliado, de Joaquim Pessoa, tendo-se procedido à intertextualidade com a pintura Guernica, de Picasso.


Também no âmbito do texto poético, Poetas de Expressão Portuguesa, partilhámos momentos em torno da leitura de poesia de Vinicius de Moraes e António Jacinto, atividade complementada com vídeos.

       


3ª parte
A concluir, propusemos aos nossos parceiros a ilustração de alguns dos poemas trabalhados.




alunos Hugo Varela, Gonçalo Bernardo, Micaela Ferreira, Joana Ferreira
docentes Isabel Gomes e Isabel Costa